Denúncias contra a Corsan



18 horas atrás
É a Resposta que o 0800 da Corsan não Responde e não atende... Porque esta mal administrada Estatal não quer Responder... Semana passada alegavam problemas na adutora... Em média três dias por semana falta ...
15 Fev 2012
Corsan vai investir R$ 660 milhões em 2012 Segundo o diretor presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a capacidade de investimentos da estatal é reflexo da recente política de investimentos permanente para o setor.
23 Nov 2011
Nesta segunda-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, o diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, e representantes da Corsan e da Sultepa estiveram nos bairros ...
19 Jan 2011
A Corsan (empresa pública responsável pelo abastecimento de água no Rio Grande do Sul) confirmou que até 75 mil famílias na região Metropolitana ficaram sem água, desde a manhã desse sábado (15), em função da ...
1
2
3
4

Corsan pode perder 1 milhão de usuários


Zero Hora
Uma brecha aberta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pode desencadear uma transformação profunda nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Rio Grande do Sul.
Ao autorizar que a prefeitura de Uruguaiana concedesse à iniciativa privada a gestão da água e do saneamento, o tribunal colocou diante de municípios insatisfeitos com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) a possibilidade de proclamar independência da estatal.
Um levantamento feito por ZH revela que o impacto pode ser avassalador .Das 35 prefeituras gaúchas com mais de 50 mil habitantes atendidas pela Corsan, 13 – o equivalente a 37% – já encaminharam a terceirização, pretendem fazê-lo ou pelo menos estudam a hipótese.No total, esses 13municípios abarcam1, 15milhão das 7milhões de pessoas atendidas pela Corsan.
A direção da Corsan afirma que uma debandada poderia criar desequilíbrio e complicar o sistema de abastecimento e de tratamento de esgoto.
Diante da ameaça, a estatal luta para reverter o processo. Na semana que passou, comemorou duas vitórias. Na quinta-feira, obteve do Tribunal de Justiça (TJ) uma liminar que suspende a publicação da decisão do TCE.
A alegação da companhia foi de não ter sido intimada para o julgamento do Tribunal de Contas.Na sexta-feira, outra boa notícia veio do TJ: a transferência dos bens e instalações da Corsan em Uruguaiana para a empresa vencedora da licitação foi suspensa. As duas decisões do TJ valem até o julgamento do mérito.
Mesmo com esses reveses, o posicionamento do TCE é motivo de festa para muitos prefeitos. Ele significa a chance de colocar fim a uma relação marcada, no entendimento deles, por serviços de má qualidade. As administrações reclamam de falta de investimentos, descumprimento de cronogramas de obras, cortes no abastecimento de água e de buracos não fechados após reparos nas vias públicas.
A área mais alarmante dos serviços da Corsan, no entanto, é o esgoto. Conforme amais recente Pesquisa Nacional de Saneamento Básico,divulgada em agosto de 2010, o Rio Grande do Sul faz feio no cenário brasileiro. Apenas 24,3% das residências gaúchas têm rede de esgoto, contra uma média nacional de 44%.A Corsan promete a aplicação de R$ 1,7 bilhão em saneamento até 2014.
No caso de Uruguaiana,o prefeito Sanchotene Felice argumenta que, em 40 anos, a companhia não cumpriu cláusulas contratuais e acordos judiciais. Em São Gabriel,o prefeito Rossano Gonçalves nãome de palavras:
– O serviço hoje é péssimo. Abrimos licitação porque a empresa não fornece coleta e tratamento de esgoto sanitário, o que causa dano ambiental e à saúde pública.
Até Santa Maria, um dos cinco maiores municípios gaúchos abastecidos pela Corsan, cogita buscar alternativas à estatal.
– Se os problemas persistirem, vamos municipalizar o serviço – garante o vice-prefeito José Haidar Farret.
1/05/2011
Nesta semana que terminou mais uma vez ao passar pela caixa d’água da Corsan fotografei o desperdício de água já tratada o que eles eufemisticamente denominam de “água produzida”.
Por certo foram dezenas ou centenas de m³ desperdiçados. Isto não os preocupa, pois toda vez que fazem seus cálculos para nos cobrarem o VALOR MAIS ALTO dentre todas as tarifas praticadas neste estado isto é somado. Logo o prejuízo é como sempre somente dos consumidores.
Por esta razão não suporto essa “empresa” e dou razão a todos os Prefeitos respeitáveis e honestos que em nosso estado querem ver essa estatal pelas costas. Lembro aos leitores que somente o Prefeito é o responsável por sermos vítimas dessa estatal, pois na hora em que deveria ter licitado, entregou-nos a ela por longos 25 anos. E este povo ainda reelegeu esse péssimo exemplo de desadministrador público.
Clique sobre as fotos para ampliá-las
 

Sem indenização, Corsan entrega patrimônio em Uruguaiana

HD_CORSAN - ETA - Lajeado (1)
(Foto: Divulgação)
Felipe Prestes
Começou nesta sexta (24) a transição do serviço de abastecimento de água e saneamento básico em Uruguaiana. De acordo com decisão do STJ, tomada nesta quarta (22), a Corsan deve ceder seu patrimônio no município para que a Foz do Brasil, empresa do Grupo Odebrecht, vencedora de licitação feita pela prefeitura, se instale e comece a prestar o serviço. A Corsan acatou a decisão pacificamente, mas estuda as possibilidades para recorrer

CORSAN ACUSA PREFEITURA DE FAZER TERRORISMO, ENQUANTO EXECUTIVO CONTINUA ANUNCIANDO QUE SITUAÇÃO É CRÍTICA.


Evento teve grande público. Platéia se manifestou várias vezes, principalmente quando foi proposto voto de repúdio a decisão do PDT de não participar da solenidade de homenagem a Corsan
A polêmica envolvendo a questão da água em São Gabriel parece não cessar. Enquanto, no Legislativo Municipal, os vereadores prestavam homenagens a Corsan, fora do alcance da Casa Legislativa, e com apoio da base de situação, o Poder Executivo – desde a semana passada – tenta reverter decisão da Justiça que paralisou todos os procedimentos relacionados à licitação para a contratação de uma empresa para cuidar do abastecimento no Município. Nesta segunda-feira (2), a homenagem a Corsan dividiu o Poder Legislativo. Apenas os vereadores de Oposição, com a presença do presidente da Casa, vereador Adão Santana e do vereador Chiquinho (PSDB), estiveram presentes. A ausência dos membros do PDT foi vista com indignação pelo vereador Rômulo Farias (PSB), que havia proposto a homenagem. Ele encaminhou voto de repúdio a atitude. Na platéia, a postura do vereador foi aplaudida. Os funcionários foram homenageados e receberam certificados.
A solenidade terminou tranqüila, sem maiores problemas. A situação estava mesmo complicada era nas ruas da cidade, onde a população demonstra confusão e receio ao absorver tantas informações e contra-informações.
A prefeitura municipal, em nota no final da tarde, reafirmou que a situação é grave e que poderá faltar água em São Gabriel. Na mesma nota, assinada pelo prefeito Rossano Dotto Gonçalves, a prefeitura alega ter solicitado informações a Conságua e a Corsan, alegando que não obtivera nenhuma resposta. Durante dias, profissionais ligados ao Poder Executivo vem fazendo monitoramento da Barragem Vac-4 e do rio Vacacaí. O secretário geral de governo, Artur Goularte, garante que alguns pontos do rio já estão “cortados”. Um dos pontos mais críticos, segundo afirmou, é no Balneário Pedroso, onde pode o rio já está dividido.
A Corsan rebate as informações. Segundo a Companhia, a prefeitura está fazendo terrorismo. O gerente da Corsan de São Gabriel, Clezio Gabriel da Silva Saldanha, disse ter ficado surpreso com as informações repassadas pela prefeitura. “Surpreende-nos o fato de nunca o Executivo e as pessoas ligadas ao mesmo terem se preocupado com o abastecimento, preocupando-se somente em falar mal da Corsan e denegrir a imagem dos funcionários. A noticia sobre racionamento é inverídica e infundada”, afirma Saldanha. Segundo ele, existe um “tendencionismo e terrorismo nas afirmações e denota o desconhecimento técnico operacional quando dizem ter recebido informações da concessionária que administra a barragem”.
O dirigente alega ser ainda mais grave afirmar que num prazo de 15 dias pode faltar água. “Em primeiro lugar, o responsável pela CONSÁGUA esteve na Corsan e afirmou não ter dado informações a quem quer que seja, por não ter legitimidade para tal, não ter conhecimento técnico sobre abastecimento e depender de ordem superior para passar qualquer informação; Em segundo lugar, a Corsan não capta água da barragem VAC-4 para o abastecimento do município e sim do rio Vacaraí e o nosso manancial bem como a captação e o abastecimento está normal sem nenhum indicativo de qualquer problema”, explicou. O gerente pede a intervenção da comunidade. “Acho que os segmentos representativos da sociedade deveriam questionar do porque de tais “afirmações” do Executivo”.
Saldanha garante que não haverá problemas. “Enquanto estivermos à frente dos serviços de saneamento teremos sempre o compromisso com a comunidade, o profissionalismo e s responsabilidade de informar imediatamente a comunidade quando porventura se apresentar qualquer problema que interfira na normalidade abastecimento”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário